Páginas

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Vencedor a cada dia!




Esse era o lema-titulo de umas das camisas que catei de umas roupas de meu pai. E essa frase representa muito bem o perfil dele. VENCEDOR A CADA DIA. Vivia com um câncer por mais de 10 anos, que por fim veio com mais intensidade ao final de abril deste ano de 2010. O derrubou, mas lutou até o dia 18 de Junho, onde veio a falecer as 20:23hrs. Iria fazer 81 anos em Julho. Anos bem vividos, mas um corpo já cansado pelas lutas da vida. Se aposentou no mar - 35 anos de trabalho, onde vivia da pesca. Era motorista marítimo de um dos barcos de pesca do porto de Itajaí/SC. Quando se aposentou teve o aconchego da familia e dos amigos. Se cuidava tanto que até mesmo peguei alguns de seus costumes básicos que lhe renderam uma saúde de dar inveja, como por exemplo tomar azeite de oliva nas refeições e praticar exercícios fisicos regularmente.

Dizia seu médico que ele tinha um coração de uma criança. Nunca vi o velhinho colocar na boca um comprimido pra dor de cabeça. Não sabia o que era hipertensão, enxaqueca, diabetes, nada. Apenas a próstata que lhe trouxe problemas, nada mais. Fazia suas caminhadas semanais e algumas corridas em volta da pista do Parque de Coqueiros/Florianópolis, SC. Fazia natação, onde a professora ficava louca da vida quando o meu velho se fingia de morto lá no fundo da piscina, hehe. Um atleta!

Enfim, um MARATONISTA de várias modalidades, de todos os gostos, e pau pra toda obra.

Esse era o Seu Cristóvão, meu pai. Com ele ainda aprendi, além de tomar azeite no meio do almoço, também a comer fibras, aveia, germem de trigo, farelos integrais, linhaça dourada, sucos naturais, pão integral, evitar o café e comer menos açucar. Claro que lá uma vez ou outra comia um churrasquinho, pois ninguém é de ferro, né? Foi o criador da Ração Humana, tão falada por aí. Pena que não patenteou, se não tava rico. Rico? Oras, isso ele era, e muito! Tinha um conhecimento de dar inveja a muitos médicos e outros profissionais. Nos dava uma aula de saúde e estilo de vida. Conhecia o tempo como ninguém. Era só olhar pro céu e sabia quando iria chover, a que horas, e qual dia, com direito a informção de qual vento iria dar. Também nunca o vi abrir a boca pra falar mal de ninguém ou criticar, não sabia o que era fofoca e nem gostava muito disso também. Por isso que seu enterro teve a presença de tanta gente, todos gostavam dele e o admiravam muito!

Me desculpem começar este blog com algo trágico, a morte de meu pai. Não podia ser diferente, pois enquanto eu criava este blog, o cartaz e criava o personagem eu ainda tinha esperanças de ver o meu pai livre do hospital do Cepon. Iria começar o blog com outra postagem, mas como o meu pai é o meu exemplo maior de Maratonista, não podia deixar passar a oportunidade. Afinal, você não precisa ser corredor de maratonas de rua pra ser considerado um maratonista. Maratonista de verdade, por exemplo, pode ser aquele que a cada dia sai de casa cedo pra trabalhar e volta pra casa com o pão e leite para as crianças. Ou Maratonista pode ser aquele jovem senhor de 80 anos, que ainda tem ânimo e bom humor pra viver bem com tudo e com todos. De meu velho pai me sobram as lembranças boas, o seu sorriso, suas brincadeiras, suas aulas de nutrição e estilo de vida saudável, seu cristianismo e comunhão com Deus, e de sua velha mão a me pegar e me beijar o rosto. Obrigado, Seu Cristóvão, obrigado Pai.

8 comentários:

  1. Jacó,

    Parabens pelo texto , muito bacana, uma justa homenagem a um grande homem, que infelizmente não tive o prazer de conhecer.
    Nos vemos nas corridas.
    Grande Abraço

    MAD

    ResponderExcluir
  2. Jacó,

    Teu Pai sempre será um exemplo. Quantas vezes cruzei com ele andando ou correndo em Coqueiros. Nos nossos acampamentos da década de 80 quando ainda não tinha Internet ele era a nossa previsão do tempo. Da mesma forma nas escalas da década de 90.

    Quando você me disse que ele faria 81 anos quase não acreditei, tamanha era a disposição.

    Eu cresci vendo ele no rancho de pescador na Praia do Meio e no rancho dele atras da sua casa arrumando eletro-eletrônicos.

    Além de tudo que você falou, ele também ajudou a construir a Ponte Pedro Ivo.

    Grande Abraço meu Amigo de longa data.

    Adriano

    ResponderExcluir
  3. Jacó, texto fantástico. Li isso hoje no café da manhã as seis e meia enquanto me arrumava pra ir treinar. Me fez pensar bastante...

    Teu pai é um exemplo, fizestes uma linda homenagem ao Seu Critóvão.

    Grande abraço, amigão !

    Rafael

    ResponderExcluir
  4. Meus amigos, obrigado por voces, pelos que conheceram o meu pai e pelos que não conheceram mas tiveram a curiosidade de um dia tê-lo conhecido. É, Adriano, me esqueci que ele ajudou a construir a ponte Pedro Ivo.. bem lembrado. Mas também na ponte Colombro Salles lá estava ele, ajudando a construir também. Bem, me lembro agora de tantas outras coisas. Pôxa, um blog é pouco, precisa mesmo de um livro pra relatar tudo.

    Enfim, aos amigos todos, obrigado pela força. Pessoas queridas vão, e outra ficam. Vocês ainda estão aqui, fazendo parte de minha vida. Contem comigo sempre, certo? Estaremos juntos, sempre quando possível...

    Grande abraço!
    Jacó.

    ResponderExcluir
  5. Oi Sandro
    LEgal te achar hehehe
    obrigado por tudo voçe é o cara
    seu pai sempre deixara saudades
    Um grande abraço
    Celso

    ResponderExcluir
  6. Linda homenagem, Jacó! Com certeza seu pai foi um grande exemplo e plantou lindas sementes por aqui. Aliás, continua plantando. Esse seu texto contando um pouco da história dele é uma verdadeira aula. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Mano. Parabéns pelo blog e pela homenagem ao nosso querido velho. Sinto orgulho em ser seu irmão, em ver o seu talento sendo usado para trazer conforto e prazer pela sua amizade e sensibilidade para com a vida. Dos 3 irmãos, você é o mais parecido, física e espiritualmente, com o nosso pai. E faz jus ao legado. Aquele Abraço, Sérgio.

    ResponderExcluir
  8. Oi Moço!!
    Me emocionei com o que escrevesses do seu querido.
    Sei de sua tristeza,também perdi meu pai.
    Sei bem a dor da perda o que nos resta são os bons exemplos e ótimas lembranças que eles nos deixaram.
    Seu Pai, cuidava da saude fisica, mental e espiritual.
    E isso é o que importa.
    A participação dele na escola sabatina onde estavamos, era impressionante.
    Ele estudava mesmo e contava estórias dos personagem de um jeito tão facil de entender.
    Para o seu Pai o Senhor era o seu caminho e a vida.
    Certa disso sei que um dia encontraras o teu querido Pai, e assim viveras pra sempre feliz.
    Lembre-se os que esperam no Senhor, renovam suas forças.Sobem com asas de aguia.
    Correm e nunca se cansam(é o seu caso).
    Caminham e ñ se fatigam.
    A tristeza olha pra trás e como razão.
    E a fé olha pra cima.Era isso que ele fazia.
    Continue com essa fé que ele plantou em seu coração qdo eras ainda criança.
    Ele foi um vencedor e deixou suas sementes aqui na terra.
    Prossiga na breve esperança que nosso Senhor fara com que encontres o teu querido Pai.
    Seja forte e corajoso e conte comigo se precisar.
    Um abraço bemmm grande assimmmmm, bjs.

    ResponderExcluir